Sunday, June 22, 2008

Vila Dionísio



E então ontem resolvemos conhecer o Vila Dionísio, o Pub de Ribeirão Preto.

O lugar é lindo. Imenso. Os caixas tem nomes de cidades da Inglaterra (Liverpool, Manchester, London, Newcasttle - e uma outra que não consigo lembrar qual). As referências à Inglaterra estão em todos os lugares. Na cabine telefônica, nas cervejas, enfim... Os pôsteres de filmes como Easy Rider, Blues Brothers, Transpoiting e de bandas, além dos quadros com imagens de cervejas e outras coisas mais são um show a parte. A acústica é boa e você ouve o que as bandas tocam, o que para Ribeirão é uma raridade. Em alguns lugares as paredes são cuidadosamente descascadas, lembrando um prédio velho. Um charme. Sem contar nos muuuuuuuuuuitos tipos de cerveja de várias partes do mundo.

Mas tinha que ter um problema, não? O público. Nem de longe lembra o de um pub inglês. As barbie girls e seus pretês tomam conta. Ontem, segundo uma estimativa minha - obviamente -, das muitas pessoas que estavam lá nem 10% devia fazer a menor idéia do que a banda estava tocando. Era um tributo a Eric Clapton e 90% do povo devia conhecer só as mais famosas: Tears in Heaven (que eu nem sei se tocaram porque fui embora antes do fim), Layla (que mais da metade só reconheceu pelo refrão porque a versão que eles tocaram não era a acústica), Change the World (porque era tema de filme, mas também não sei se tocaram), Cocaine (pelos motivos óbvios, mas que raros deviam ser aqueles que sabiam que a música nem é do Clapton). Aposto também que a maioria sequer sabia que Wonderful Tonight (que eles tocaram qdo a corda do baixo quebrou e a banda fez um acústico pra não ficar parada), pode ser linda, mas foi escrita por um Clapton irritadíssimo enquanto esperava Patty Boyd terminar de se arrumar para uma festa.

Para mim, a grande tristeza disso, é que quando abrir um lugar novo e mais hypado na cidade, o bando de pseudo celebs e embalinhos, vai embora pra lá e o público que faria valer a pena um pub na cidade não vai ser capaz de mantê-lo funcionando porque não é tão numeroso assim...

Mas agora é o seguinte, eu fiquei com a impressão que durante semana, quando deve estar mais vazio, deve ser muuuuuuuuuuuuuuito legal e que, como ele abre às 17h durante a semana e às 15h aos domingos, deve ser um espaço interessantíssimo para se tomar uma cerveja ou comer alguma coisa legal (pasmém! as comidas não são caras) com amigos, numa alternativa para aquelas horas de tédio que tomam conta de qualquer um quando o final do finds vai se aproximando.

(essa imagem é do site do Vila Dionísio)

1 comment:

Sid said...

que saudade eu tenho de frequentar Pubs. mato a vontade em SP sempre que estou lá. agora em RP, fica bem mais fácil. quanto ao "público", isso tem que ser evitado mesmo senão perde a graça.