Monday, August 03, 2009

Meu nome não é Johnny


Finalmente acabei de ler "Meu nome não é Johnny". Um pouco tarde, eu sei, mas eu tinha uma certa resistência ao livro. Na verdade, quem me conhece sabe que tenho resistência a tudo que é modinha, tudo que é muito badalado. Então, como só conheci o livro por conta do lançamento do filme, fui adiando, adiando, adiando... Até que um dia o livro entrou em oferna no site da Saraiva. Daí, bingo!!!
É um bom livro, bem escrito e tudo mais.
O cara (João Estrella) foi um "barão do pó" e se regenerou (todo mundo é inocente até que se prove o contrário, não?). Mas, não acho que, num país onde a sensação de impunidade é tão grande, essa seja uma história que merecia tanto destaque. Isso, porque por uma série de "descuidos", vamos dizer assim, da equipe que o prendeu e da "esperteza" do advogado de defesa, a pena para João Guilherme saiu barata demais. O que são dois anos de internação no manicômio judiciário, para um traficante de drogas?
Pode parecer moralismo, e de uma certa forma é, mas fiquei com essa impressão... De que o livro exalta não a recuperação de João Guilherme, visto que apenas os últimos capítulos falam disso. Mas o transforma numa verdadeira celebridade do mundo do crime, já que mais da metade do livro trata de como ele conseguia driblar as autoridades, passar pela segurança dos aerportos, viajar pela Europa e tudo mais. Até a passagem pela carceragem da Polícia Federal e, posteriormente, pelo Manicômio Judiciário, me pareceu romanceada demais.
A gente sabe que as coisas não são tão fáceis, mas, para aqueles "meio sem juízo", vamos dizer assim, pode parecer que tudo é fácil demais no mundo do crime...

P.S.: Não dei a sorte de comprar o livro com essa capa. O meu tem a mesma capa do filme...

1 comment:

falsa ana said...

então... não me animo a ler esse.

(odeio livros com capas de filmes!!)