Tuesday, November 11, 2008

Planeta Terra


Fui conferir o Planeta Terra, no último dia 08 de novembro. E apesar de ter gostado bastante, ainda tenho ressalvas. Não que eu seja uma pessoa absurdamente experiente em festivais de rock, mas apesar de toda a organização, eu ainda achei que algumas coisas poderiam melhorar. Claro que, se comparado ao Tim Festival do ano passado que todo mundo meteu o pau, o Terra foi um exemplo. Os shows começaram e terminaram na hora, os caixas e bares espalhados por todo o local não permitiam que as filas quilométricas se formassem ou o empurra-empurra tomasse conta de quem queria tomar cerveja. Na praça de alimentação, até exisitam filas, mas isso é coisa que se explica, porque lanches, pizzas e etc são mais demorados para ficar prontos.
Mas, minha grande pergunta é: por que não usar o esquema do Claro que é Rock nos palcos? Dois palcos, um de frente para o outro, quando acaba o show em um começa o do outro, nunca acontecem dois shows ao mesmo tempo e você consegue ver todos? Tudo bem que o local onde o Terra foi feito não permitia isso (aparentemente), mas eu acho que seria mais eficiente. O público não precisaria ficar andando para lá e para cá atrás dos shows, sair no final de um para assistir o outro. Mas, como eu disse, não sou uma pessoa experiente em festivais. Só estou dando minha opinião.
Sobre os shows que assisti (Jesus and Mary Chain, Breeders e Kaiser Chiefs), nada a reclamar. Exceto, talvez, pela burocracia de Jesus (entraram, fizeram o show e foram embora, sem muitas palavras). Mas, Breeders e Kaiser Chiefs superaram isso tudo. Principalmente os últimos, já que o vocalista Ricky Wilson deu um show a parte pulando na galera, falando português (tão bem quanto um britânico de "primeira viagem" pode falar, se é que vocês me entendem), dançando, publando, enfim, colocando fogo na galera. E palmas para o tecladista Peanut que, dois dias antes, precisou ser internado em SP para retirar o apêndice e ainda assim estava lá, presente, participando do show.
Enfim, no final das contas foi um belo festival e, tenho certeza que todos saíram de lá satisfeitos com o que viram.
Ah e uma última observação. Passando pelo bar, vi um pedaço do show do Offspring e saí com a seguinte conclusão: se eles não fizeram playback, são a melhor banda do mundo. Porque o show é igualzinho a música que toca nas rádios: voz, acordes, música... tudinho.

No comments: