Thursday, May 01, 2008

Vale Tudo - Tim Maia


No pacote das "biografias", após ler Clapton, eu passei para Tim Maia. Esse sim mais por curiosidade do que por qualquer coisa. Sim, porque tirando aqueles "batidões" capazes de colocar qualquer um para "chacolhar" numa pista de dança, eu não gosto das músicas de Tim Maia. Muito mais porque não gosto mesmo é do estilo musical. Aquela coisa romântica, "mela cueca" (como ele mesmo definia), passa longe dos meus players. Mas, quem nunca dançou ou cantarolou "Do Leme ao Pontal", "Descobridor dos 7 Mares", nem que tenha sido de sacanagem, que atire a primeira pedra.
O cara tinha um puta vozerão e se quisesse podia ter muito mais sucesso. Mas estava sempre mais preocupado em criar polêmica, reclamar e se meter em encrenca. Não admira ter terminado praticamente zerado.
O engraçado é que meio que dá para traçar um paralelo entre ele e Clapton (por causa da época em que as coisas aconteceram), um no Hemisfério Norte, outro no Sul, um no "primeiro mundo" onde contrato era coisa muito séria e outro no "terceiro mundo", onde a esculhambação rolava solta, como um chegou ao fundo do poço e saiu e como o outro acabou morrendo...
Mas, na verdade, o que me levou mesmo a ler o livro foi Nelson Motta, o autor. Eu acho Nelson Motta um espetáculo, até porque ele tem muita história para contar, e o entusiasmo com o qual ele falava sobre o livro em qualquer entrevista que dava, realmente me despertou a vonta de ler. E cada Real que eu paguei pelo livro valeu a pena como registro da carreira (e das "carreiras") de uma das figuras mais polêmicas da música nacional.
Ainda tem umas duas biografias na lista, mas essas vão ter que esperar um pouquinho (porque todas elas são de "gente legal"... ou que gostava de ficar "legal")...

1 comment:

Anonymous said...

eu nunca dancei "do leme ao pontal" nem "descobridor dos 7 mares" hehehe